Você já ouviu falar dos rios voadores da Amazônia?

Quando você olha para o céu não imagina que além de nuvens, pássaros e estrelas existem rios que correm invisíveis e que são responsáveis por fornecer chuva e influenciam o clima em diferentes partes do mundo.

Eles são conhecidos como rios voadores e são formados por enormes volumes de vapor de água que vêm do oceano Atlântico, precipitam-se sob a forma de chuva na Amazônia e seguem até a Cordilheira dos Andes, uma cadeia de montanhas localizada na costa da América do Sul.

Por conta das formações rochosas das Cordilheiras, o que não se precipitou é "rebatido" de volta para o continente, fornecendo umidade para várias regiões do país. Ou seja, massas de ar, carregadas de vapor de água, passam por cima das nossas cabeças carregando umidade da Amazônia para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Mas esse vento carregado de umidade que chega até a Amazônia só é possível porque as árvores da Floresta bombeiam as águas das chuvas de volta para a atmosfera, através de um fenômeno denominado 'evapotranspiração', ou seja, a água das chuvas que fica retida nas copas das árvores evapora e permanece na atmosfera em forma de umidade e é exatamente essa umidade que forma os rios voadores.

Já tinha ouvido falar desse fenômeno? A natureza da Amazônia nos surpreende a cada dia.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.