A capital do Amazonas é uma cidade exuberante, seja pelos seus arredores, que são cobertos de florestas e rios, ou pela fauna que pode ser observada na cidade. Hoje iremos conhecer 6 das diversas aves que podem ser avistadas sobrevoando a área urbana de Manaus. Confira!
1- Coruja-das-torres (Tyto furcata)
Também chamada de “coruja-de-igreja” ou “rasga mortalha”, esta coruja é uma das aves que se acostumaram à cidade. E não é por menos, já que o principal alimento dela são ratos, por este mesmo motivo é comum encontrá-las perto de feiras e supermercados. Esta bela habitante noturna é de extremamente importante para o controle de roedores.
2- Sabiá-barranco (Turdus leucomelas)
Existem duas espécies de sabiá que podemos encontrar na capital do Amazonas, uma delas é o barranco e a outra é o de bico-preto. Estas aves gostam de frutas caídas no chão e costumam buscar sua comida logo de manhã.
3- Rolinha-cinzenta (Columbina passerina)
Um tipo de pombo silvestre, a rolinha-cinzenta, também se acostumou à cidade de Manaus. Ela costuma fazer seus ninhos nas estruturas das casas manauaras e seu alimento são farelos como: farinha, resto do café da manhã, arroz cozido e feijão…
4- Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura)
Seja comendo carniça na natureza ou encontrando restos de proteínas dos lixos na cidade, o urubu já se acostumou a diversos ambientes, urbanos ou rurais. Esta ave pode ser avistada em feiras da capital Amazônica.
5- Arara-canga (Ara macao)
As araras-canga voltaram a fazer parte dos céus de Manaus. Infelizmente, já faz alguns anos que estas belas criaturas haviam desaparecido das paisagens da cidade, mas nos últimos anos elas começaram a sobrevoar a cidade novamente. Atualmente temos conhecimento de pelo menos 16 casais mas este número só aumenta com o tempo.
6- Sanhaçu-da-amazônia (Tangara episcopus)
Como o nome já indica, essa espécie de sanhaço é típica da região Amazônica. Costuma marcar presença na cidade de Manaus, principalmente pela comida. Atrevidos e inteligentes, eles não hesitam em entrar em casas e roubar frutas que estão ao seu alcance.
Fonte: Portal Amazônia