Murucututu: “coruja de óculos” é considerada a maior espécie do gênero na Amazônia

Conhecida por seu olhar penetrante e por sua aparência única, a murucututu (Pulsatrix perspicillata) é a maior coruja da Amazônia. Distribuída por toda a América tropical, esta espécie é facilmente reconhecida pela "máscara" escura ao redor dos olhos, que se assemelha a óculos, originando seu nome em inglês, "spectacled owl".

Características Notáveis

  • Tamanho e Peso: Os machos medem entre 40,5 e 51 cm e pesam entre 580 e 1075 gramas, enquanto as fêmeas são maiores, com 42 a 53 cm e pesando entre 680 e 1250 gramas.
  • Hábitos Alimentares: Predadora noturna, a murucututu caça pequenos mamíferos, desempenhando um papel crucial no controle de roedores.
  • Vocalização: O casal canta em dueto, com a fêmea geralmente emitindo sons mais graves que o macho.

Distribuição e Ameaças

Encontrada em diversas florestas tropicais, a murucututu é mais comum na Amazônia, mas sua sobrevivência está ameaçada pelo desmatamento. Na Mata Atlântica, sua presença é rara, enquanto ainda é observada em remanescentes florestais em Manaus.

Papel Cultural

Além de sua importância ecológica, a murucututu também está presente nas tradições culturais. Em comunidades rurais, como em Coari, ela é protagonista de cantigas de ninar, usadas por gerações para acalmar e fazer crianças dormirem.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.

We use cookies to improve your experience on our website. By continuing to browse you agree to our Privacy Policy.