Manaus é palco do maior festival de Ópera do Brasil

Em 1997, o público amazonense ganhou aquele que se tornaria um dos principais eventos da política cultural do Estado: o Festival Amazonas de Ópera que, até 2001, já na quinta edição, mantinha-se como o único do gênero na América Latina.

Mais de 370 mil pessoas já prestigiaram as apresentações, que têm preços populares (algumas récitas são gratuitas). O Teatro Amazonas, templo da arte e cultura do Estado, concentra boa parte dos espetáculos, mas eles também são apresentados em outros espaços e ao ar livre.

Realizado todos os anos (exceto em 2015, quando não houve edição e recentemente por causa da pandemia) entre abril e maio, o Festival já executou mais de 70 óperas e envolveu mais de 1.200 alunos na programação acadêmica. Entre técnicos, músicos, coralistas, bailarinos, atores e solistas, o Festival Amazonas de Ópera já alcançou a marca de mais de 4 mil artistas formados.

Nos três meses de preparação e realização do evento, aproximadamente 600 empregos são gerados no turismo e comércio, comprovando que o Festival Amazonas de Ópera também é um grande movimentador da economia local.

A preparação do festival, aliás, também é diferenciada. Desde 2004, os cenários, figurinos e adereços dos espetáculos e eventos realizados pela Secretaria de Estado de Cultura são confeccionados na Central Técnica de Produção, que, atualmente, armazena mais de 58 mil peças.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.