Descubra Manaus: a primeira universidade do Brasil nasceu aqui

Poucos sabem, mas a primeira universidade que foi criada no Brasil chamava-se Escola Universitária Livre de Manáos e ficava na cidade de Manaus.

A universidade tinha apenas 10 cursos que eram reunidos em 5 faculdades: ciências jurídicas e sociais, medicina, ciências e letras, engenharia e militar. Com o passar dos anos, e com a queda da indústria da borracha na região, a universidade deixou de receber recursos importantes dos governos e também por parte de empresários locais. Por conta disso, ela teve seu encerramento decretado ainda na década de 20. Mas nos anos 60 a universidade foi reaberta e retomou suas atividades.

Mas, mesmo com a extinção da Escola Universitária, a Faculdade de Direito nunca deixou de funcionar e foi reincorporada à instituição, tornando-se o embrião da atual Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A UFAM conta hoje com 96 cursos de graduação, 31 de mestrado e oito de doutorado. São 25 mil alunos e 1,5 mil professores. Há cinco campi espalhados em cidades do interior do estado, com seis cursos de graduação cada um. O campus de Manaus está situado numa área de 6,7 milhões de metros quadrados.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.