Como se formam os igarapés?

Eles são característicos da região amazônica e são um espetáculo à parte. Os igarapés, que na língua Tupi é a junção de 'ygara' (canoa) e 'apé' (caminho), significa 'caminho de canoa'.

A palavra explica bem o que é esse fenômeno: vários quilômetros de verdadeiros labirintos rodeados de vegetação por todos os lados e lar de uma grande quantidade de animais silvestres e raros.

Mas como eles se formam?

Esses rios de menor porte se formam quando há um afloramento do lençol freático. Quando chove, a água infiltra no solo, recarrega o lençol freático e dá origem ao igarapé.

E por que a água do igarapé é gelada? Literalmente as águas dos igarapés brotam da terra e por isso ela está mais protegida pelo solo. Ao brotar do solo, a água normalmente percorre longas distâncias protegida pela floresta. Ou seja, além de nascer do solo, que está coberto e agindo como isolante térmico, ainda tem a floresta que a protege.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.