Como funciona o encontro das águas

O encontro das águas é um fenômeno natural facilmente visto em muitos rios da Amazônia e acontece na confluência entre o rio Negro, com sua água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas destes dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão vários quilômetros. A junção desses dois rios formam o rio Amazonas (o maior rio do mundo em extensão de água) que por sua vez é um dos principais meios econômicos e de transporte para os habitantes de Manaus.

Considerado um rio muito importante para o estado, não apenas pela extensão imensa, mas também para a subsistência de comunidades ribeirinhas, o famoso Encontro das Águas tornou-se uma das principais atrações turísticas da região.

Esse acontecimento é resultante de uma diferença entre a temperatura, densidade e velocidade das duas águas. O Rio Negro carrega uma grande quantidade de matéria orgânica desde sua nascente na Colômbia, aspecto que traz o tom escuro à sua água. Ele corre a cerca de 2 quilômetros por hora com uma temperatura de 28 °C. Já o Solimões, rio que nasce nos Andes peruanos, tem uma água de aspecto barroso devido à carga de sedimentos vindos da erosão de solos. Ele faz o percurso em uma velocidade aproximada de 4 a 6 quilômetros por hora a uma temperatura de 22°C.

De janeiro a julho ocorre o período de cheia e essa é uma das melhores épocas para realizar o passeio de observação do encontro das águas, pois é possível entrar nos braços dos rios, o que realça a beleza desse fenômeno e ainda existe a possibilidade de encontrar alguns animais, como pássaros, macacos e preguiças. Pessoas do mundo inteiro visitam a região com o fascínio de conseguir ver esse magnífico acontecimento da natureza.

O Untamed Amazon te leva para esse destino também, através do nosso Cruzeiro Baré. Para saber mais entre em contato pelo chat do site ou pelo e-mail comercial@u-amazon.com .

Instagram e Facebook: @untamedamazon

#Ecoturismo #EcoturismoAmazonia #Amazonia #CruzeiroNaAmazonia #TurismoAmazonas #TurismoDeLuxo #Brazilian_luxury_travel #Ecoturism #Amazonian #AmazonianForest

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.