Castanha-do-Pará, do Brasil ou da Amazônia? Qual o termo correto dessa iguaria tipicamente brasileira?

Ela é conhecida e apreciada no Brasil e em todo o mundo. Seu poder nutricional é enorme, além disso o consumo de castanha traz diversos benefícios para a saúde. Ela é originária de uma árvore que mede mais de 60 metros e cresce na bacia amazônica, que além da Amazônia brasileira, também abrange a Bolívia e o Peru.

Mas ainda se tem dúvidas sobre qual o termo correto para chamá-la: castanha-do-Pará, castanha-do-Brasil ou castanha-da-Amazônia. Mas afinal, qual o termo correto?

O nome 'castanha-do-pará' surgiu no Brasil para identificar a castanha, há mais ou menos uns 50 anos, porque o Estado do Pará foi o primeiro a exportar a castanha para os outros Estados brasileiros. Então, por lá, toda castanha descia de Manaus (AM), do Acre e ia até Belém e a partir de Belém ia para o restante do país.

Quando ela passou a ser exportada do Brasil, recebeu o nome de castanha-do-Brasil, para identificar o país de origem para o exterior.

Com o passar dos anos, o Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá se tornaram referências na produção e o Amazonas, por exemplo passou a produzir mais castanha que o Pará.

Com isso, surge a terceira denominação: castanha-da-Amazônia.

Então, não existe um termo correto para chamar a castanha? Todos estão corretos, então você que consome essa iguaria pode escolher como pode chamá-la.

Sign up to our newsletter

Join more than 70,000 anglers receiving fishing reports, special offers, technical information, and more from Untamed Angling destinations.

untamedamazon

Follow us so you'll never miss an update.