Amor de mãe é algo incrível e mágico e no mundo animal não poderia ser diferente. Ainda mais considerando que a sua casa é a maior floresta do mundo, apresentando diversos riscos para os pequenos que ainda não sabem se defender.
Vamos conferir algumas curiosidades da proteção materna com seus filhos na Região Amazônica.
1.Fêmea de Arara-vermelha
A arara-vermelha é conhecida como a Mãe Fiel. O período de reprodução da espécie acontece entre novembro e março e durante esses meses, as fêmeas ficam muito agressivas.
A base de alimentação dos filhotes de arara-vermelha são os frutos da região. O pai e a mãe cuidam dos filhos até o momento em que eles são capazes de sobreviver sem o auxílio dos pais.
Fêmeas dos peixe-bois
Diferentemente de outras espécies, as fêmeas dos peixe-bois só iniciam a sua reprodução após os 10 anos de idade e possuem um longo tempo de gestação, esperam seus filhotes por 12 meses.
Além disso, o peixe-boi tem um filhote por vez e o cuidado parental leva até dois anos, todo o processo de reprodução dessa espécie é mais longo e demorado.
A base da alimentação dos filhotes é o leite materno, além disso, a comunicação entre mãe e filho acontece por meio de vocalização.
Fêmeas de Sucuri
Um fato bem curioso das fêmeas dessa espécie é que a sua reprodução é poliândrica, ou seja, vários machos disputam a mesma fêmea em agregações reprodutivas.
A sua gestação dura de 3 a 7 meses, além disso, as sucuris são vivíparas, os filhotes saem de dentro dela sem colocar ovos e as mães podem gerar até 50 filhotes, um número bem grande.
A espécie gosta de ter o seu pato em lugares próximos aos rios e após dar à luz, a mãe sucuri não costuma cuidar de seus filhotes, não é uma espécie afetiva e após o parto elas vão embora.
Além disso, os bebês já nascem com uma média de 60 a 90 centímetros, os pequenos desde o seu nascimento precisam aprender a sobreviver sozinhos e sua fonte de alimentação é através da caça de peixes, anfíbios, e alguns animais de pequeno porte.
Fêmea Saium de Coleira
As fêmeas sauim de coleira, também conhecida como Saium de Manaus, essa fêmea apesar de seu tamanho, é reprodutiva e dominante, se mostram ser mamães fortes e protegem muito seus filhotes.
Ela pode dar a luz a um ou dois filhotes, até duas vezes por ano. Normalmente, é uma espécie cheia de energia, no entanto, a fêmea fica mais lenta quando está prestes a ter os bebês e a sua gestação dura em média 158 dias.
Além disso, todos do bando são responsáveis pela criação dos pequenos, não apenas a fêmea. No início, a base da alimentação dos filhotes é leite, mas em seguida, já comem frutos e animais invertebrados. Depois que crescem, eles podem permanecer no grupo e depois dispersam para outras regiões.
Fêmea bicho preguiça
O bicho preguiça é conhecido por ser um animal que gosta de viver sozinho, que só se encontram com outros bichos preguiças apenas para se acasalar. A gestação dura em média 6 a 8 meses e os filhotes sempre nascem entre os meses de agosto e setembro
A mamãe bicho preguiça cuida de seus filhotes até que completem 5 meses de idade, esse é o tempo que ele tem para virar um adulto, aprender a sobreviver sozinho, se locomover e conseguir alimentos, após esse tempo, o filhote se torna independente e então, ele se separa de sua mãe.
6. Fêmea de onça pintada
A onça pintada é um animal que gosta de viver em sua própria companhia, o terceiro maior felino do mundo só se encontra com outros de sua espécie para a reprodução. Ela também é conhecida como jaguar, um grande símbolo da Amazônia. A felina atinge sua maturidade sexual aos 2 anos de idade, sua geração dura entre 93 a 105 dias e geralmente ela dá à luz de um a quatro filhotes por ano e o seu filhote recém-nascido pesa em média 1kg.
Durante o primeiro ano de vida, a mamãe cuida de seu filhote, a sua fonte de alimentação é o leite e depois de certo tempo, as presas de espécies menores que consegue captar.
7. Fêmea Mucura
A Mucura também possui um comportamento solitário, a espécie deixa o seu abrigo apenas para caçar e ir em busca de alimentos na parte da noite. A gestação da mamãe mucura é curta, dura apenas 2 semanas e os filhos vão completar o seu desenvolvimento depois de nascidos, durante o período de lactação que é muito mais longo.
Ela costuma ter entre 2 até 20 filhotes, mas normalmente tem 6. A mucura é uma mãe cuidadosa e protege muito seus filhotes, ela tem o hábito de lamber eles para mantê-los limpos, quando são pequenos a mãe transporta eles em suas costas.