Pataúa é uma fruta proveniente de uma majestosa palmeira que pode chegar a 25 metros de altura e que apenas pode ser encontrada no Peru, Venezuela, Equador e Brasil.
Dispostas em pencas pendentes como rabo-de-cavalo ao topo da árvore, esta fruta apresenta uma coloração roxa quando madura.
O óleo extraído destas frutinhas é muito famoso, chamado de óleo de Pataúa ou também de “azeite amazônico”, é rico em ácidos graxos, semelhante ao óleo de oliva.
Suas propriedades o torna multifuncional, utilizado na culinária, medicina e até mesmo em cosméticos. Comunidades no Norte do Brasil conhecem bem seus benefícios e o utilizam no tratamento de doenças respiratórias, assim como para o fortalecimento e crescimento dos cabelos.
Possui um alto teor de ácido oleico, portanto suas propriedades hidratantes são ótimas para peles ressecadas. Ele pode ser usado diariamente, puro ou misturado a outro creme, também não há nenhuma contraindicação na área a ser utilizado, seja rosto ou corpo.
Já quando se trata de cabelos, o óleo de Patauá é capaz de inibir a síntese da proteína STAT3, fazendo com que os fios permaneçam mais tempo na fase anágena, esta é a fase de crescimento dos fios.
Pode ser aplicado como pré-shampoo, para proteger os fios de possível ressecamento, devido a ação adstringente do shampoo.
Ou também pode ser usado na umectação capilar, aplicando-o por toda extensão dos fios e após duas horas lavando o cabelo, este tratamento deve ser feito no máximo uma vez por semana.
Fonte: Portal Amazônia