Tatu-canastra: o maior e mais raro tatu presente no bioma Amazônia

Provavelmente você não conhece ele pois esse tatu ainda foi pouco explorado, por isso, vamos conferir algumas curiosidades dessa espécie para entender porque ele é considerado tão especial e raro.

Ele é um dos mamíferos de grande porte menos conhecido, o tatu-açu, tatu-canastra ou tatu-gigante, são diversas as nomenclaturas utilizadas para essa espécie, ele é o mais raro do mundo e o maior que se tem registro até hoje, o tatu em específico possui mais de 1 metro de comprimento e pesa mais de 60 quilos, ele é enorme.

O tatu-canastra tem hábitos noturnos e passa grande parte de seu tempo embaixo do solo, por isso, não se tem muitos registros de imagens da espécie, o que torna mais difícil de estudar e conhecer melhor o tatu. A visão dele não é muito boa, mas o seu olfato é extremamente aguçado e possui garras que podem chegar até 20 centímetros.

Os tatus-canastra são mamíferos Xenarthras, pertencentes à ordem Cingulata. Eles se caracterizam pela sua grossa carapaça, que é de grande importância servindo de proteção e escudo.

Eles são de origem do continente americano, há registro de tatus dos Estados Unidos até a América do Sul. A base da alimentação da espécie é cupins, formigas, larvas, pequenos vertebrados e vegetais.

Mas essa espécie corre risco de extinção, as principais ameaças são a conversão de matas nativas em lavouras e pastos, a caça e também sofrem as consequências de grandes obras, essas situações reduzem o habitat natural necessário para a sobrevivência dos tatus.

Além disso, os tatus são excelentes fontes de estudos para a medicina, eles são um dos poucos animais além dos humanos que contraem a hanseníase.

Suscríbete a nuestro boletín

Únete a más de 70,000 pescadores que reciben nuestros reportes de pesca semanales, ofertas especiales, últimas novedades y más sobre los destinos de Untamed Angling.

untamedamazon

Síguenos para estar siempre al día con las actualizaciones