Já trouxemos sete frutas exóticas que encontramos na Amazônia, mas se você pensou que a lista parava por ali, muito se engana. Com toda a riqueza e biodiversidade dessa floresta, ainda existe muito a se comentar neste assunto.
Hoje apresentaremos mais seis frutos diferentes da Amazônia, confira:
1- Bacuripari
O Bacuripari possui um gosto forte e ácido, sua polpa tem uma coloração esbranquiçada e o cheiro que exala é forte.Tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. É uma fruta muito usada para produzir doces, sucos e cremes.
2-Inajá
Além de ser uma fruta suculenta e oleosa, o Inajá possui uma polpa fibrosa e pastosa. Seu cheiro é forte e tem uma coloração amarelada. Pode ser utilizada para a produção de óleo, por possuir um considerável teor de tal. Ela é rica em fósforo, magnésio e ácidos graxos.
3- Camapú (Physalis)
O Camapú é uma fruta saborosa, ele tem uma polpa envolta de sementes e seu formato é esférico. É utilizado para produzir doces, bombons, cremes, e até mesmo sorvetes. Possui propriedades que fortalecem o sistema imunológico e estimulam nossos neurônios, ajudando no tratamento de doenças neurodegenerativas
4- Ingá
Possui o formato de uma vagem bem comprida, quando aberta podemos encontrar as sementes escuras que são envolvidas pela polpa branca que é comestível. Esta polpa tem um sabor adocicado e é rica em sais minerais. A casca também é utilizada para fins medicinais.
5- Mari-mari (umari)
Sua cor pode ser apresentada de duas formas, roxo escuro ou amarelo alaranjado. É uma fruta com sabor acentuado, assim como seu aroma. Pode ser utilizada para fazer biscoitos, pudim, mousses, tortas, bolos, manteiga, paté, sorvetes e até mesmo brigadeiros. Ela é rica em fibras, óleos, proteínas, carboidratos e vitamina A.
6- Abiu
O Abiu possui uma polpa branca e adocicada que envolve sua semente. Quando esta fruta está madura, sua casca recebe uma coloração amarelada e ao ser aberta ela solta um leite viscoso e branco que adere aos lábios. É uma fruta extremamente nutritiva, ela possui fibras, diversos sais minerais como fósforo, cálcio e ferro, além de ser rica em vitaminas C, B1, B2 e B5.
Fonte: Portal Amazônia