A Samaúma é uma árvore nativa da América Central, África Ocidental e do norte da América do Sul. Reverenciada por diversos povos indígenas brasileiros, assim como os Maias no México, já recebeu diversos títulos: “A árvore da vida” para os Maias, “A mãe da floresta”, “ A mãe dos rios”, “A escada para o céu”…
E não é por menos, essa árvore é uma verdadeira rainha da Amazônia com uma imponente e majestosa estrutura. Sua altura varia de 60 a 70 metros, mas pode chegar a alcançar até 90 metros de altura, além disso, seu tronco pode atingir cerca de 3 metros de diâmetro.
Mas o tamanho não é a única característica impressionante desta beldade da natureza. Graças a sua capacidade de coletar água das profundezas do solo ela consegue abastecer a si mesma e outras plantas ao seu redor, irrigando e nutrindo a todos.
Além disso, as fibras de suas sementes se tornaram uma forma de substituir o algodão, e seus frutos são utilizados para a produção de enchimentos e estofados de travesseiros e almofadas.
Ela ainda tem propriedades medicinais. O chá de sua casca é diurético e diferentes partes da árvore ajudam no tratamento de doenças como artrite, bronquite e conjuntivites.
Não satisfeita em nutrir, irrigar e curar os seres ao seu redor, a samaúma também serve de abrigo e habitação para povos indígenas e populações locais. As raízes e ramificações, formam compartimentos altos sobre o solo que permitem o aconchego humano.
Uma das maiores árvores da floresta Amazônica, sagrada e cultuada por diversos povos, a samaúma impressiona e encanta turistas, ela é símbolo de força e proteção para todos que habitam suas terras.
Fonte: Hypeness