5 tribos que habitam a Amazônia

Aproximadamente 60 povos indígenas vivem na região amazônica do Brasil. São povos com as mais diversas situações de relação e contato com as sociedades não indígenas e somando são uma população em torno de 433.363, conforme o Censo IBGE 2010. Entre eles os Tukano, os Arapaso, os Desana, os Tariana, os Tuyuka:

Tukano: Autodenominam-se Ye’pâ-masa ou Daséa. É a etnia mais numerosa da família lingüística Tukano Oriental. Concentram-se principalmente nos rios Tiquié, Papuri e Uaupés; mas também estão morando no Rio Negro. São fabricantes tradicionais do banco ritual, feito de madeira (sorva) e pintado, na parte do assento, com motivos geométricos semelhantes àqueles dos trançados. É um objeto muito valorizado, obrigatório nas cerimônias e rituais, onde se sentam os líderes, kumua (benzedores) e bayá (chefes de cerimônia).

Os Arapaso são um povo da família linguística Tukano Oriental localizados no Médio Uaupés, na região do Alto rio Negro, Noroeste amazônico. Em consonância com o padrão de organização social característico dos povos Tukano da região, os Arapaso são um grupo exogâmico, casando-se majoritariamente com membros do povo Tukano, e de descendência unilinear, sendo seus filhos e filhas pertencentes à etnia do pai.

Desana: Autodenominam-se Umukomasã. Habitam principalmente o Rio Tiquié e seus afluentes Cucura, Umari e Castanha; o Rio Papuri (especialmente em Piracuara e Monfort) e seus afluentes Turi e Urucu; além de trechos do Rio Uaupés e Negro (inclusive cidades da região). Existem aproximadamente 30 divisões entre os Desana, entre chefes, mestres de cerimônia, rezadores e ajudantes. Este número pode variar segundo a fonte. Os Desana são especialistas em certos tipos de cestos trançados, como apás grandes (balaios com aros internos de cipó) e cumatás.

Tuyuka: Autodenominam-se Dokapuara ou Utapinõmakãphõná. Estão concentrados principalmente no Alto Rio Tiquié, entre a Cachoeira Caruru e o povoado colombiano de Trinidad, incluindo os igarapés Onça, Cabari e Abiyú. Presentes também no trecho do Rio Papuri e em seu afluente Inambú. Possuem cerca de 15 sibs nomeados. São exímios construtores de canoas e, antigamente, eram especialistas na confecção de redes feitas de fibras de buriti. Também são especializados na confecção do cesto urupema, trançado de finíssimas talas de arumã, usado para coar sumo de frutos.

Tariana: Autodenominam-se Taliaseri. Diferentemente das outras etnias da bacia do Uaupés, a maioria dos Tariana adotaram o Tukano Oriental, mas falavam outrora uma língua pertencente à família Aruak, e algumas comunidades ainda a falam. Atualmente moram no Médio Uaupés, Baixo Papuri e Alto Iauiari. O centro do povoamento fica entre as cachoeiras de Iauareté e Periquito. São especializados em implementos de pesca como caiá, cacuri, matapi.

Uma mistura de influências europeias, africanas e indígenas que se expressam em aspectos como música, dança, festas, culinárias, etc, proporcionando a Amazônia uma imensa riqueza cultural.

Suscríbete a nuestro boletín

Únete a más de 70,000 pescadores que reciben nuestros reportes de pesca semanales, ofertas especiales, últimas novedades y más sobre los destinos de Untamed Angling.

untamedamazon

Síguenos para estar siempre al día con las actualizaciones